terça-feira, 19 de abril de 2011

Como você chama seu namorado

Como você chama seu namorado: Gato? Gatinho? Fofinho? Lindo? Chuchuzinho? Gatão? Bonitão? Neném? Meu bem? Amor?


Você já parou pra pensar que os apelidos podem revelar muito de como você vê seu namorado ou como é a relação de vocês?


Diminutivos, em geral, parecem denotar que você tende a “infantilizar” o moço. Talvez assim você se sinta no “controle” do relacionamento. Ou pode ser apenas que esteja ainda muito fixada na forma primeira como aprendeu a amar: de mãe pra filho.


Tem também aquilo de como você o enxerga. Acha o cara meigo? “Fofinho”. Tá mais pra belo? “Lindo”. Estilo surfista, praiano? “Gato” (de preferência com “a” bem aberto “gaaaaaato”).


“Neném” é o pior de todos. Quase uma pedofilia. "Chuchuzinho"... bem aí denota que você é brega ou velha mesmo. "Meu bem" vai na mesma linha. Só que talvez revele também que você sente muito carinho e ternura pelo rapaz, além de um sentimento de posse (taí o "meu" pra te entregar).


Já os superlativos soam como se você gostasse de ver seu namo como HOMEM: grandão, superprotetor, forte, defensor da sua “princesinha” (aliás, esse daí, que em geral a gente adora, é muito perigoso – mais machista impossível!). Aí é “Gatão”, “Bonitão”.


Tem aqueles casais que não se dão apelidos, se chamam pelo nome próprio (o nome mesmo, sem abreviações silábicas). Uma amiga, por exemplo, a quem todos chamam de Isa, é chamada de Isabella só pelo namorado. Ninguém mais no mundo a chama assim – nem a família dela. Com esse lindo nome, nada mais justo. E, pra mim, soa como respeito e admiração por ela por parte do cara.


Conheço alguns casais que optam por nomes cômicos, quase patéticos. Talvez uma tentativa de colocar uma pitada de bom humor na relação. ( Leia apelidos carinhosos criados por elas )


Há outros que fogem total do senso-comum. Eu tenho uma amiga que chamava o namorado de “feio” (e era o contrário: o cara era um lindo!!! Vai ver que era para ele não ficar se achando tanto).


E há aquelas mais criativas: “Habib” é o jeito que outra amiga chama o marido dela. Parece até que o cara é um arabão comedor, né? Mas nem é! É um fofo, apaixonado por ela. Mas quem sabe é essa a fantasia da moça?

Nenhum comentário:

Postar um comentário